sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

SUPER DICA:Como somar as calorias dos alimentos durante a sua dieta

Encontrar os valores calóricos no rótulo de qualquer embalagem alimentar é fácil. Mas sabe realmente fazer a contagem de todas as calorias que você ingere no dia-a-dia? Veja no aqui no Dicas Caseiras como somar as calorias dos alimentos, durante a sua dieta.
Segundo os nutricionistas, as calorias são uma unidade de medida que representa a energia dos nutrientes, contidos nos alimentos. Para ser o mais clara possível, uma caloria é a quantidade de energia necessária para aumentar a temperatura de 1 litro de água em 1 grau de quilocaloria. É essa a razão da abreviatura “Kcal”, que é sempre vista nas embalagens dos alimentos.

Calorias dos alimentos

Como somar as calorias dos alimentos:

A proteína, a gordura, os carboidratos e o álcool, são um conjunto de nutrientes que fornecem calorias. No caso dos carboidratos e proteínas, estas fornecem 4 calorias por cada grama. No caso do álcool e gordura, estas apresentam entre 7 a 9 calorias por grama. O que significa que, se o rótulo da embalagem indicar 20 gramas de carboidratos (4×20), 2,4 gramas de proteína (4×2,4) e 5,5 gramas de gordura (9×5,5), no final a soma será de 139.1 calorias.

Esse resultado foi obtido através da seguinte expressão:

(20 x 4)+(2,4 x 4)+(5,5 x 9)
soma total das calorias: 139,1 calorias

Nenhum comentário:

Postar um comentário