CURSOS

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

É CURIOSO E ENGRAÇADO RSRSR




A cidade de São João do Tigre, localizada no Cariri Ocidental já está em festa desde a última sexta-feira (17), quando foi realizada a abertura oficial da festa de São João - padroeiro da cidade - e do aniversário de emancipação política do município, a ser comemorado no dia 24 de junho.

Com uma programação variada que incluiu a apresentação de Quadrilhas Juninas, Pega de Boi, Missa do Vaqueiro, Enduro de Motocross e muito Forró Pé de Serra, hoje é o dia de saudar o animal símbolo da região - o Jumento – com a tradicional Corrida de Jegues de São João do Tigre.

A corrida que acontece à partir das 13h desta quarta-feira (22), na avenida principal da cidade, ganhou destaque na região, com uma premiação que atrai até corredores de outros estados. A prova disputada em baterias de cinco animais, premia os dez animais mais velozes. O jumento campeão ganha o prêmio de R$ 1.500,00.

Segundo o prefeito Eduardo Jorge, a corrida do jegue é um grande atrativo para o município. “Milhares de pessoas da região acompanham o evento. Os visitantes ainda podem encontrar culinária típica e artesanato local como a Renda Renascença no chamado Arraial de São João do Tigre, local onde ocorre o festival.” Comentou Eduardo.


Na zona rural do município, o jumento ainda é um importante meio de transporte e o principal apoio do homem do campo. As motos também já fazem parte da vida do agricultor, mas nada que substitua o jumento, que com as corridas realizadas em várias cidades do Cariri, encontrou sua nova vocação e já é possível encontrar “jóqueis” que sobrevivem com a premiação dessas corridas, que tanto pode ser em dinheiro e em algumas cidades chega até a premiar com 02 motos 0 km o animal vencedor.

As comemorações de emancipação política do município e do padroeiro São João, prosseguem até o dia 24 de junho (sexta-feira), quando será realizada a Santa Missa e a Procissão de São João do Tigre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário