CURSOS

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O QUE É NESCESSÁRIO PARA MONTAR UM PC



Todas as  peças aqui citadas  fazem parte das que você consegue ver sem precisar entender como funciona, além delas é visual o drive de DVD ou CD e o drive de disquete que praticamente não é mais usado hoje em dia. O computador é composto ainda por peças que ficam dentro do gabinete.importante ressaltar que aqui não é um curso é apenas dicas, para reparos no seu PC é recomendado procurar um profissional.




Nesse tutorial deixo os nomes da peças para montar um PC doméstico (básico), ele vai ser dividido em duas partes para que fique mais detalhado.

Costuma ser dúvida de muitas pessoas principalmente quando queremcomprar  ou trocar seu computador mas não sabem o que énecessário para tal.


Um computador básico é composto por um monitor (muitas vezes chamado de televisão), gabinete (muitas vezes chamado de CPU), teclado, mouse, estabilizador ou nobreak, caixas de som.



Gabinete









Monitor



Teclado





Mouse




Estabilizador/NoBreak







Caixas de som




As peças citadas anteriormente fazem parte das que você consegue ver sem precisar entender como funciona, além delas é visual o drive de DVD ou CD e o drive de disquete que praticamente não é mais usado hoje em dia. O computador é composto ainda por peças que ficam dentro do gabinete.

As peças de dentro do gabinete são:

Memória



Processador


Placa mãe(motherboard)









Fonte



HD




Cooler


Existem outras peças, mas esse é o básico que você precisa saber para montar um PC. Na segunda parte desse tutorial vou citar algumas dicas e detalhar um pouco mais esse assunto.


Abaixo explicações básicas dos itens citados anteriormente.

Gabinte: É onde fica as peças internas do computador tais como placa mãe, memória, processador.... Quando for adquirir um PC, pergunteao vendedor quais os gabinetes compátiveis com suas escolhas, para que o vendedor não escolha um gabinete que limite suas possibilidades quanto a hardware.


Monitor: Também chamado de televisãozinha, é a tela do seu computador e consome bastante energia. Quando for adquirir, procure sempre por modelos LCD (aqueles fininhos), pois eles gastam bem menos energia que os CRT (aqueles que possuem uma bunda) e apesar de serem um pouco mais caro, eles lhe devolvem a diferença e fazem economia para você a longo prazo.

As marcas mais recomendadas são a SAMSUNG e LG.

Teclado: Não tem muito o que falar do teclado, apenas procure um teclado que se adapte as suas necessidades.

Mouse: Procure sempre um mouse ópitco, pois eles além de proporcionarem mais precisão, eles facilitam muito seu trabalho. Caso tenha dúvida se compra USB ou PS2, compre o USB caso precise de mobilidade e compatibilidade e compre o PS2 caso goste de jogar jogos estilo FPS.

Estabilizador/NoBreak: Responsável pela alimentação e estabilização de energia, é bem recomenado que se compre um NoBreak, pois proporcionam segurança caso aconteça uma queda de energia ou falta de energia. A capacidade que ele deve possuir depende dos componentes da sua máquina. Ao comprar peça orientação ao vendedor que deve estar capacitado para lhe orientar.

Caixas de som: Caso tenha preferência, escolha uma que lhe agrade. Em grande parte são a mesma coisa, a menos que você trabalhe com audio e precise de algo melhor.

Agora falando das partes internas.


Memória: Atualmente é recomendável que você tenha no mínimo 1GB de memória, pois os softwares atuais requerem cada vez mais do seu PC. Uma das marcas mais recomendada é a Kingston

Processador: Procure processadores atuais, os famosos dual core ou superior, pois as versões anteriores saíram de linha. Quando forcomprar procure saber quanto o processador tem de Cache L2, esta cache é uma memória mais cara e muito mais rápida que a memória que estão acostumados a ouvir falar. Os preços dos processadores tendem a cair a medida que a quantidade de memória cache também cai, quanto mais cache você tem, mais desempenho você terá. As marcas mais recomendadas são a Intel e a AMD. A quantidade de cache é recomendável que não seja menor que 2MB para os computadores atuais.


Placa mãe: Procure uma placa mãe que suporte tecnologias atuais como PCI Express e DDR2. Procure uma placa de boa qualidade e que atenda suas necessidades. Uma das marcas mais recomendadas é a Asus.


Placa de vídeo: Os jogos atuais estão cada vez mais pesados, logo procure uma placa de vídeo atual que possua suporte a tecnologia pixel shader. Quando escolher a placa, procure em fóruns os comentários de quem já possui ela, se ela aprensenta problemas e se vale a pena adquirir.
As marcas mais recomendadas são a NVIDIA e ATI.


Fonte: A fonte é responsável por fornecer as voltagens certas para o funcionamento do computador. Costuma causar muitas dores de cabeça quando a fonte é de má qualidade, logo procure uma fonte de boa qualidade mesmo que custe um pouco mais.


HD: O tamanho do HD varia de usuário para usuário. Se você gosta de armazenar filmes e arquivos grandes, compre um HD maior que 80GB, caso contrário um de 80GB está de bom tamanho.


Cooler: Responsável pelo refrigeramento do computador, é recomendável ter um com potência adequada ao seu processador. Geralmente quando se compra um processador ele vem com o cooler junto, caso queira colocar outro cooler para refrigerar a máquina, peça orientação ao vendedor que deve está apto a lhe fornecer esta informação. Cooler de má qualidade faz os componentes superaquecerem e geram dores de cabeça para o usuário.


Impressora e componentes adicionais: A impressora, scanner, webcam e outros acessórios são opcionais para cada usuário. De toda forma uma marca bem recomendada é a HP.


Nesse tutorial não foi abordado o modem, pois o modem de 56K que se usava para internet discada está deixando de ser usado assim como o driver de disquete. No Brasil hoje em dia não vale mais a economia da internet discada com relação a banda larga, pois a diferença é pouca e o beneficio da banba larga compensa. Caso deseje colocar banda larga o seu provedor irá lhe orientar quanto ao modem utilizado (que é diferente da internet discada) e o procedimento de instalação.

Procure sempre componentes de boa qualidade!!!

Caso queria aprender a montar um computador, faça um curso que tenha muitas aulas práticas.


Espero que tenha ajudado. ABRAÇOS A TODOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário