CURSOS

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Universitários: 5 dicas para planejar o futuro nos próximos 5 anos


anos: 1. Pense grande (e de maneira realista)Se você pudesse fazer qualquer coisa em cinco anos, o que seria? Defina de maneira honesta quais são as profissões que mais atraem você dentro do mercado no qual você está prestes a entrar. Descubra quais são os empregos capazes de fazer você feliz. Pense em todas as áreas da sua vida nesse momento: você pretende constituir uma família? Se vê fazendo isso dentro de cinco anos? Identifique quais são os fatores capazes de influenciar você nesses próximos anos e, mais que isso, imagine onde você quer estar.

Como planejar o seu futuro nos próximos 5 anos: 2. PesquisePesquise sites de emprego e carreiras que ofereçam vagas nas áreas onde você pretende estar nos próximos anos. Que tipo de experiências você gostaria de adquirir até alcançar o topo da sua carreira? Como você vai fazer para conseguir essa experiência? Comece escrevendo tudo isso e depois vá atrás de cada um dos tópicos anotados.

Como planejar o seu futuro nos próximos 5 anos: 3. Fale com profissionaisFazer pesquisas é ótimo e dá a você grande parte do conhecimento necessário, mas nada se compara a conversar com quem vive essa rotina. São essas pessoas que podem oferecer a você as dicas valiosas para facilitar o seu caminho até os objetivos que você definiu. Eles poderão dizer para onde você deve olhar e como você deve agir nas mais diversas situações. E você ainda consegue ótimos contatos para o seu network.


Como planejar o seu futuro nos próximos 5 anos: 4. Invista no seu currículoSe você pretende desenvolver a sua carreira durante esses cinco anos, o melhor que tem a fazer é investir no seu currículo. Isso não significa criar um documento com a fonte perfeita e as margens corretas, isso quer dizer que você deve se especializar. Procure cursos relacionados às áreas nas quais você tem o interesse de atuar, participe de workshops e eventos.

Como planejar o seu futuro nos próximos 5 anos: 5. Realize os seus sonhosSe você decidiu o que quer fazer e já pesquisou para descobrir como fazer aquilo, então faça. Esqueça as desculpas e justificativas para adiar o seu sonho. Lembre-se de que os sonhos não funcionam a menos que você faça algo para realizá-los. Talvez você precise sacrificar algumas coisas pelos seus sonhos, mas tenha em mente que certos sacrifícios são motivados por objetivos maiores e não se deixe desanimar pelos obstáculos que surgirem no caminho - e eles irão aparecer, tenha certeza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário