CURSOS

domingo, 10 de março de 2013

OS TIPOS MAIS ESTRANHOS DE FOBIA


Algumas coisas bastante simples do nosso cotidiano podem praticamente arruinar a vida das pessoas.

Para grande parte das pessoas, os medos podem ser considerados banais, mas não é desta forma que se sentem as pessoas que sofrem deste tipo de problema. As pessoas podem ter reações mentais bastante severas, bem como fisiológicas todas as vezes que podem entrar em contato ou mesmo pensam no mal que podem lhe aterrorizar.

Fobia

Com isto é bem provável que você possa constatar e flagrar a si mesmo com os traços de alguns destes tipos de fobia, veja a seguir alguns tipos mais estranhos de fobia e saiba que elas tem tratamento específico.

A fobia, é considerada como um medo intenso, de algo que apresenta pouco ou mesmo nenhum tipo de perigo para as pessoas. As fobias mais comuns são dedicadas a funções mais simples, porém poderá ser desenvolvida a partir de uma série de processos.



O Medo Existe de Diversas Formas

Grande parte de todo este problema é desenvolvido na infância, porém podem também ser desenvolvidos através da vida adulta. Se existe uma fobia específica, provavelmente se tem a noção de que o medo é irrazoável, com isto não se consegue controlar todos os sentimentos. Até mesmo se pensar nos medos podem provocar situações de ansiedade. Quando se estiver exposto á ele por exemplo, certamente o terror é automático e também pode ser absoluto.

Este tipo de experiência poderá ser tão devastador, que pode até mesmo mudar hábitos de vida das pessoas para evitar este tipo de problema. Se a pessoa for claustrofóbica por exemplo, em alguns casos a pessoas poderá recusar um excelente emprego por ter de ir de elevador até a sua sala. Se tiver medo de altura, poderá dirigir por muitos quilômetros a mais só para não ter de passar por uma ponte.
Tipos de Fobias Mais Estranhas
Coulrofobia – Medo de Palhaços

Coulrofobia

Esta fobia é muito comum nas crianças, porém pode ser encontrada em adolescentes e adultos. Estes normalmente que passam por situações bastante complicadas por este mal, sofrendo experiências bastante ruins, no passado certamente a pessoa assistiu algo com palhaços ou uma imagem sinistra do mesmo na mídia. Estudos comprovam que crianças tem medo de decorações de hospital que são baseadas em palhaços. Nenhuma das crianças que foram pesquisadas afirmaram gostar de palhaços.
Globofobia – Medo de Bexigas

Globofobia

É um medo persistente, anormal e irracional de bexigas, a cada ano que se passa, a fobia surpreendentemente comum vem aumentando nas pessoas causando uma série de dificuldades. A fobia se manifesta de formas bastante distindas. Algumas pessoas sofrem quase que o tempo inteiro, outras apenas sofrem por estímulos diretos. Todas as pessoas possuem uma única forma de como e também quando e quanto deverão se sentir mal.

A agrofobia, como em outras fobias é criada por mecanismos de proteção da mente de forma inconsciente, certamente no passado a pessoa teve algum evento ligado com bexigas e um trauma emocional.
Algodãofobia – Medo de Bolas de Algodão

Algodãofobia

Existem pessoas que sofrem desta estranha fobia, com muito medo de bolas de algodão, quando crianças não podiam nem mesmo tocá las, e quando as pessoas foram ficando mais velhas, desenvolveram um medo tão intenso, que teriam reações físicas somente em pensar nelas. Muitas pessoas evitam bolas de algodão nas lojas e não deixam nem mesmo entrar este tipo de produto em sua casa. Muitas pessoas acham engraçado esta situação, porém a pessoa que sofre deste problema prefere ficar no parapeito de um arranha céu, cercado de aranhas e cobras do que ter de olhar para bolas de algodão. É uma fobia descoberta recentemente e deverá em breve ser nomeada de forma oficial.
Itifalofobia – Medo de Ereções

Itifalofobia

Existem pessoas que tem um medo, um tanto mórbido e irracional de ver um pênis ou mesmo ter um pênis ereto. Grande parte das pessoas que sofrem com este tipo de problema, ficam surpresos por não estarem sozinhos no mundo com este problema, porém é uma fobia raramente mencionada mas existe, clinicamente falando. A pessoa que sofre deste tipo de problema, poderá apenas em pensar em uma ereção ou ver, ou ter, passar por momentos de ataque de pânico ou mesmo ansiedade que seja severa.
Efebofobia – Medo de Adolescentes

Efebofobia

Esta fobia é definida como um medo irracional , considerado tanto psicológico como social de adolescentes e ter preconceito contra eles. Os efeitos causados por este tipo de problema são devastadores e podem interferir na saúde econômica das pessoas. O medo da juventude poderá um dia gerar consequências bastante severas na economia mundial.
Gimnofobia – Medo da Nudez

Gimnofobia

Isto é comum em crianças, ás vezes até em adultos, o medo, ansiedade ou qualquer reação do tipo de ver ou ser visto nu, mesmo onde é socialmente aceito como em um vestiário, é algo estranho e comum.

Todos os gimnofóbicos experimentam momentos de medo de nudez, em frente de todos ou algumas pessoas específicas, podendo considerar seu medo irracional. Este tipo de fobia surge de se sentir inadequado pois seu corpo seria fisicamente inferior, comparando com imagens idealizadas na mídia ou de pessoas próximas que são maiores ou menores do que a pessoa. Este medo poderá estar ligado com a ansiedade sobre a sexualidade e sua descoberta em geral.

Vem relacionado também com a imaginação persistente tanto de vulnerabilidade, podendo associar com aqueles que já viram a pessoa que tem o problema nua ou estariam continuando a imaginar a pessoa desta forma.

Todas estas fobias são situações um tanto estranhas mas certamente no seu cotidiano você já pode ver algumas delas, existem uma série de outras fobias, e tudo depende de um tratamento psicológico que certamente este tipo de problema poderá ser resolvido, com um pouco de amor, carinho e paciência, a pessoa irá se livrar desse mal.

FONTR: http://www.tocadacotia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário