domingo, 1 de setembro de 2013

Origem dos nomes de bandas de Rock Parte 2

Origem-dos-nomes-de-bandas-de-Rock
Beatles – Inicialmente em 1956, eles se chamavam the Quarrymen, tirado do nome da escola em que estudavam, the Quarrybank High School. Com esse nome, a banda formou seu núcleo com John, Paul e George. Até 1959, os três já haviam saído desta escola, portanto era uma questão de tempo até mudarem o nome da banda. Experimentaram vários nomes sem muita convicção como Johnny & the Moondogs mas só no final do ano resolvem pensar seriamente no assunto. O quarteto de Liverpool adorava Buddy Holly & the Crickets. O nome Cricket tem duplo sentido na Inglaterra. Lennon começou então a buscar outros insetos que pudessem ter um duplo sentido. Ele acabou chegando em beetles (besouros) escrito Beatles para fazer um trocadilho com beat music. Assim nasce the Beatles em final de 1959. Muito pouco tempo depois, o amigo Cas Jones do grupo Cas & the Casanovas achou o nome ruim pois a mentalidade da época era de que bandas precisam ter um nome grande e sugeriu, “Porque vocês não se chamam Long John Silver & the Beatles?”, uma alusão ao Long John Silver, o astuto pirata, personagem do livro A Ilha Do Tesouro. Inseguros, no dia de uma importante audição para uma futura excursão a Escócia, eles se apresentaram como the Silver Beatles e seus nomes artísticos se tonaram John Silver, Paul Ramon (donde os Ramones tiraram o seu nome), Carl Harrison (homenagem a Carl Perkins) e Stu de Stijl (homenagem a Nicolas de Stijl, pintor expressionista). Na bateria, no dia da audição, John Hutch e para a excursão Thomas Moore. Depois dessa excursão voltam a ser simplesmente the Beatles e nunca mais mudam.



Bee Gees – Como em BG’s, ou seja, Brother’s Gibb. Curiosamente duas pessoas que ajudaram o então quinteto australiano se chamam Bill Goode e Bill Gates (um DJ local).

Belle & Sebastian – Nome de programa infantil da televisão francesa. A banda vem de Glasgow, Escócia.

Ben Folds Five – Na verdade um trio formado pelo tecladista Ben Folds. Achavam que soava melhor foneticamente a palavra FIVE (cinco) ao invés de THREE (três). De qualquer modo, seu publico geralmente acha que eles fazem um barulho equivalente a cinco pessoas.

Berserkr – Nome de guerreiros da antigüidade que se vestiam com peles de urso, comiam cogumelos alucinógenos e invadiam cidades e vilarejos com fúria psicótica.

Bettie Serveert – Holandês para Bettie Serve. Bettie (Stove) é uma tenista holandesa da década de 70.

Big Audio Dynamite – Jane, do Sigue Sigue Sputnik, sugeriu as letras B.A.D. Foram considerados outros nomes como “Before Alien Domination” e “Black and Decker”.

Big Star – Nome de uma cadeia de supermercados no sul dos Estados Unidos.

Bikini Kill – Lois Maffeo e Rebecca Gates da banda Spinanes certa vez se vestiram de gorilas e se chamaram Bikini Kill. Toby Vail ligou para eles pedindo permissão para usar o nome.

Billy Idol – Membro fundador da banda punk, Generation X de 1977. O nome artístico é um trocadilho com o adjetivo “idle” (vagabundo, indisciplinado) que caracterizavam o vocalista durante os anos de escola.

Biquini Cavadão – O grupo se formou no Colégio São Vicente de Paula. Tocando covers de Kid Abelha e Paralamas, receberam do amigo Herbert Vianna, a sugestão do nome do grupo. Herbert que impressionado com a juventude do grupo, que saia da adolescência, disse: “Se eu tivesse essa idade, tudo que eu queria era pensar em: mulheres, carros, biquini cavadão…”. Daí o nome. (Colaborou: Leandro Silva)

Birthday Party – Nome de uma peça teatral de Harold Pinter. Nick Cave era o vocalista ainda no inicio dos anos 80.

Black Crowes – O nome original da banda era Uncle Crowe’s Garden, tirado de historia infantil.

Black Fag – Paródia da banda Black Flag. “Fag” é gíria para homossexual.

Black Flag – A bandeira preta é a bandeira dos piratas. É também uma marca de inseticida. Quando Adam Ant tocou na Califórnia, membros da banda distribuiram bottons com os dizeres “Black Flag kills ants!” (Black Flag mata formigas). Ainda segundo Henry Rolins, se inspiraram no nome do Black Sabbath.

Black Metal – Essa banda nórdica tirou seu nome do segundo disco do Venom de 1982.

Black Sabbath – Um Sabbath Negro é uma reunião de bruxas e feiticeiras. A banda se chamava Earth e resolveu assumir o nome de uma música composta por Geezer Butler, inspirada em um suspense do novelista Denis Wheatley.

Black Uhuru – Uhuru é Swahili (língua que se fala em Uganda) para liberdade, portanto o nome quer dizer Liberdade Negra.

Black Velvet Flag – Outra parodia da banda Black Flag.

Blind Guardian – Segundo Hansi Kürsch: “Nós gravamos nosso debut álbum, Battalions Of Fear, mas mudamos o nome da banda durante a gravação porque percebemos que todos que compravam nossas demos nas lojas encontravam na sessão de black metal, o que não era nosso objetivo. A razão para isso era o nosso nome, Lucifer’s Heritage, que não condizia como nosso estilo de música. Então nós entramos em nosso estúdio e fizemos uma lista com nossos nomes favoritos para sugestão. Por alguns dias nós nomeamos como – devido a uma música do Metallica – Battery, mas nossos amigos mencionaram que não era uma boa idéia. Nós pegamos uma outra sugestão Raging Waters – devido à famosa música do Testament – mas nós escolhemos a minha sugestão.” Retirado do BlindGuardianWeb (www.blindguardianweb.com.br).

Blink-182 – Eles queriam se chamar Blink mas já havia uma banda Irlandesa com esse nome. 182 é a quantidade de vezes que Al Pacino diz a palavra “fuck” no filme “Scarface”.

Blondie – Segundo Debbie Harry: “Eu sempre fui chamada de ‘blondie’ por caminhoneiros e motoristas em geral. Eu achei que seria um nome fácil de lembrar.”

Bloodhound Gang – Nome de um quadro satírico do programa televisivo “3210 Contact”.

Blue Cheer – Apelido para um LSD de boa qualidade.

Blue Meanies – Os vilões do desenho animado “Submarino Amarelo” dos Beatles.

Blue Moon Boys – Essa banda de rockabilly vinda de Indiana homenageia a primeira banda de Elvis Presley.

Blue Oyster Cult – O nome (“Culto da Ostra Azul”) foi retirado da obra de HP Lovecraft, assim como grande parte da temática da banda.

Blues Traveler – O nome foi tirado do fantasma “Gozer the Traveler” do filme “Ghostbusters”.

Blur – A banda na verdade se chamava SEYMOUR porem uma das condições em seu primeiro contrato era de se mudar o nome para um contido em uma lista oferecida pela gravadora. Blur foi escolhido como a melhor opção.

Bob Dylan – Seu nome verdadeiro é Robert Zimmerman. Achando o nome excessivamente étnico e sendo grande admirador do poeta Dylan Thomas, ele mudou para Bob Dylan.

Bobs – Jargão do programa televisivo “Best of Breed”

Body Count – Contagem de Corpos (após uma batalha). Ice T escolheu o nome após reparar que o noticiário de fim de noite oferecia noticias sobre as guerras entre gangues de Los Angles sempre ANTES do noticiário esportivo.

Bon Jovi – Mutação do verdadeiro nome do vocalista, John Bongiovi, Jr.

Bongwater – Bong é narguilé.

Bono Vox – Latim para “boa voz”. Bonovox é também uma loja de equipamentos para audição. Seu nome verdadeiro é Paul Hewson.

Booker T. & The M.G.’S – Booker T. seria o líder da banda e M.G. quer dizer Memphis Group.

Boomtown Rats – Nome de uma gangue mencionada na canção “Bound for Glory” de Woody Guthrie.

BR5-49 – Essa banda de Nashville tirou seu nome de um numero telefônico oferecido por um vendedor de carros usados fictício, em um quadro do programa humorístico americano “Hee-Haw” dos anos 70.

Braniac – Um dos arquiinimigos do Super-homem.

Bratmobile – Brat quer dizer peste. Uma parodia com o Batmóvel.

Bread – Gíria para dinheiro. O nome anterior do grupo era Pleasure Faire.

Breeders – Gíria gay para heterossexuais.

Buckcherry – Nome de um travesti que rondava o clube onde eles tocavam.

Burzum – Significa “Mais Trevas” na língua fictícia inventada por JRR Tolkien para seu livro “O Senhor Dos Anéis”. Essa banda de Black Metal está atualmente desativada pois seu fundador está descansando na penitenciária após ter assassinado Euronymous da banda Mayhem.

Bush – Alusão a “Sheperd’s Bush”, bairro em Londres.

Buzzcocks – Gíria Inglesa para vibradores.

Byrds – Antes de mudar de nome, eles se chamavam the Beefeaters e Jet Set. Segundo o baterista Michael Clarke: “Todas as bandas que estavam no topo tinham em suas iniciais a letra B, como Beach Boys e Beatles. Nós escolhemos The Birds, com Y”.

Cabaret Voltaire – Nome de um Café/Espaço Cultural famoso em Zurich.

Cafe Tacuba – Essa banda vinda dos subúrbios da Cidade do México e tirou seu nome de um restaurante no centro da capital mexicana, aberto desde o início do Século XX.

Calvary – Significa calvário, local perto de Jerusalém onde Cristo foi crucificado.

Capital Inicial – Antes do Capital existir, seus integrantes tocavam por pura diversão em bandas brasilienses, levando seu som, com influências punk, aos bares e praças da cidade, barbarizando a Capital Federal. Mas, engana-se quem pensa que o nome da banda tem a ver com Brasília. Eles não tinham mesmo a grana para começar; não tinham o capital inicial. (Colaborou: Leandro Silva)

Captain Beefheart – Seu nome verdadeiro é Don Van Vliet. O nome Beefheart é uma alusão a seu tio Alan que gostava de apertar a “cabeça” do pênis até ele ficar roxo para em seguida mostrá-lo à então namorada de Vliet exclamando, “Que beleza! Parece um grande beef heart” (coração carnudo).

Carpenters – É o sobrenome dos irmãos Richard Carpenter e Karen Carpenter.

Cassandra Complex – Referente a mitologia grega. Cassandra tem o dom da profecia e a maldição de ninguém acreditar nela.

CBGB’s – Templo Nova Yorquino para o new wave, punk e thrash. O nome completo do lugar é CBGB and OMFUG, lendo “Country, Bluegrass, Blues and Other Music For Uplifting Gormandizers”.

Ces Jacuzzi And The Slumlords – Nome de conjunto habitacional em Los Angeles onde seus membros moravam.

Cheap Trick – Nome tirado usando uma tábua Ouija. Essa tábua supostamente faz um elo entre os vivos e os mortos. Muito como o jogo do copo aqui no Brasil.

Cheetah Chrome Motherfuckers – Inspirado em Cheetah Chrome dos Dead Boys.

Chemical Brothers – Originalmente chamado de the Dust Brothers em homenagem aos produtores americanos até estes descobrirem e obrigá-los a mudar de nome. Mudaram para Chemical Brothers fazendo alusão a uma música do repertório, Chemical Beat.

Cherry Poppin Daddies – Originalmente uma banda punk chamada Jazz Greats. Eles tinham uma música chamada “Cherry Poppin Daddy Strut” inspirado em um tema jazz. Enquanto bêbados achavam que a banda não duraria mais do que um show e portanto o nome ficaria bem.

Chicago – O primeiro disco ainda saiu com o nome original da banda, Chicago Transit Authority, porem a prefeitura da cidade de Chicago os processou. Chicago Transit Authority é o nome do departamento de transportes público da cidade.

Chubby Checker – O nome foi escolhido para fazer frente a Fats Domino.

FONTE PARTE 1, 2 http://www.vocesabia.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário