CURSOS

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

4 hábitos simples que podem acabar com a insônia


Ninguém merece perder o sono e não conseguir dormir mais. Veja aqui alguns truques que podem ajudar a acabar com a insônia


Para o corpo se regenerar, precisamos dormir de seis a oito horas por noite. Quando se tem dificuldade de pegar no sono ou o momento de descanso é interrompido, no dia seguinte é fatal: vem o cansaço, a irritação e a falta de concentração. Sem contar que ficar sem dormir engorda e envelhece! A insônia atinge cerca de 40% da população mundial, segundo pesquisa do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.

O neurologista Luciano Ribeiro Pinto Jr., do Instituto do Sono (SP), afirma que são inúmeras as causas: dramas familiares, afetivos ou profissionais, ansiedade, depressão, uso de medicamentos... Seja qual for o motivo, a solução é identificá-lo para cortar o mal pela raiz.

Além de desestressar (para isso, pratique ioga, exercícios de respiração, meditação...), adote hábitos pró-sono, como determinar horário para ir para a cama e para acordar, tomar chás relaxantes e evitar cafeína. Se as noites em claro permanecerem por mais de dois meses, procure um médico.

1. Cama em ordem

Não fique rolando de um lado para outro no colchão se você não está com sono. Levante-se e volte para a cama somente quando estiver cansada. Também é importante cultivar o hábito de dormir e despertar no mesmo horário. E nada de assistir à TV, trabalhar ou comer no quarto: isso vai despertá-la e acabar criando um ambiente agitado demais para o relaxamento.

2. Dia ativo, noite calma

Pratique atividade física durante o dia, como natação, caminhada, bicicleta... À noite, próximo da hora de dormir, nem pense em malhar - em vez de relaxar e pegar no sono, você vai ganhar mais pique.

3. Menos comida

Antes de dormir, faça refeições leves, em pequenas quantidades e com pouca gordura, para facilitar a digestão. O ideal é não se deitar com o estômago vazio, pois ele certamente irá acordá-la durante a noite. Então, invista em frutas e saladas!

4. Nada de cafeína e álcool

É recomendável não ingerir bebidas estimulantes (café, guaraná, chá preto, mate e refrigerantes à base de cola) pelo menos quatro horas antes de ir para a cama. Elas são fonte de xantina e cafeína, substâncias que estimulam o sistema nervoso. O álcool também atrapalha a qualidade do sono.

Soníferos

A nutricionista Cristina Grandjean, do Spa Igaratá (SP), ensina receitas que vão ajudá-la a dormir como um anjinho. Escolha a sua favorita e beba uma hora antes do descanso.

Leite quente

É rico em triptofano, aminoácido que forma a serotonina, substância que ajuda a pegar no sono. Faça assim: misture 1 copo de leite desnatado, 2 colheres (chá) de mel e 1 colher (chá) de canela em pó.

Gelatina express

O doce ajuda a combater os sintomas da insônia, já o leite de soja é rico em isoflavonas, sendo considerado um alimento funcional. Faça assim: bata no liquidificador 1 copo de leite de soja com 50 ml de gelatina diet já pronta.

Chá natural

Ervas, plantas, flores e frutas têm propriedades calmantes. Faça assim: misture 15 g de erva-cidreira, 15 g de hortelã- pimenta, 40 g de raiz de valeriana, 20 g de flores de lúpulo e 10 g de casca de laranja. Para preparar, use uma colher (chá) dessa mistura por xícara de água.

Vai adoçar a bebida?

Dica: Troque o açúcar pelo mel. Ele estimula a produção de serotonina, que traz bem-estar.
fonte:http://mdemulher.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário