CURSOS

domingo, 20 de janeiro de 2013

Lobos etíopes correm risco de extinção



Um estudo sobre lobos etíopes, feito durante 12 anos, mostra que o baixo fluxo genético entre as pequenas populações coloca um dos cães mais raros do mundo sob risco de extinção.

Os cientistas pesquisaram lobos que vivem dentro de seis das sete populações restantes e descobriram que a quantidade de genes raros apresentada pelos animais pode ser uma consequência do último período de glaciação na África, que terminou há 18.000 anos atrás. Isso pode ter feito com que seus genes tenham tornado-se fixos e se mantido nos grupos separados de lobos. No entanto, esse isolamento está trabalhando agora contra esses animais.

De acordo com as pesquisas, os lobos etíopes preferem habitats específicos e não são suscetíveis a viagens de longas distâncias, o que faz com que seja improvável que eles se juntem a outros grupos, proporcionando uma oportunidade de misturar seus genes. Mais preocupante ainda, é que as subpopulações dentro de cada grupo também são isolados.

Lobos etíopes são particularmente vulneráveis ​​a surtos de raiva, uma doença fatal que reduziu algumas populações em até 75% dentro de alguns meses. Outra grande ameaça ao seu futuro vem da perda de habitat. A preocupação levantada pelo estudo é que o fluxo de genes limitado entre lobos etíopes torna-os cada vez mais vulnerável. A dificuldade de migração também aumenta o risco de endogamia.

Os cientistas dizem que esforços devem ser feitos para se reconectar essas populações isoladas, através da criação de corredores ecológicos. De acordo com os pesquisadores “pode ser necessário, num futuro próximo, aumentar artificialmente o tamanho da população e restaurar o fluxo de genes entre os grupos próximos”. Isso significaria mover lobos do sexo masculino entre as populações.

Estudos sobre outras espécies de lobo mostraram que movendo apenas um ou dois machos desta forma pode-se aumentar consideravelmente a diversidade genética.

fonte: 
http://oglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário