CURSOS

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

COLOCANDO MARCA D'AGUA USANDO O PHOTOSHOP


As marcas d’água  são muito utilizadas para proteger fotos ou informar quem as criou ou de onde elas veio. Quando é apenas uma foto que precisa demarca d’água fica fácil inserí-la manualmente. Porém quando temos várias fotos necessitando de uma marca d’água fica difícil e toma muito tempo.
Com certeza várias pessoas que se deparam com essa situação logo vão procurar um programa com tal função. Um programa que insira marcas d’água em massa, ou seja, em várias imagensao mesmo tempo e de forma automática. Nem para tudo é preciso ter um programa específico.
Quem tem o Adobe Photoshop  não precisa instalar um programa só para inserir marcas d’água em imagens. O que vamos fazer é criar uma ação e depois automatizá-la. Siga o passo-a-passo e entenda melhor o que estamos dizendo. Vamos ensinar como inserir marcas d’água em toda a imagem. Igual a do início do post.
Primeiro crie a sua marca d’água. Pode ser um símbolo, um nome… o que você quiser. O ideal é deixá-la com o fundo transparente. Quando a sua marca d’água estiver pronta vá em Editar > Definir padrão. Dê o nome que quiser e pressioneOK. Você pode salvar a marca d’água em formato PSD caso mais tarde queira modificá-la.
Abra uma das imagens que queira inserir as marcas e vá em Janela > Ações. Na paleta que abrir clique no ícone Criar nova ação. Dê um nome e pressione Gravar. Tudo o que fizermos no Photoshop a partir de agora será gravado nessa ação que criamos. Dê dois cliques no cadeado para destrancar a camada da imagem.
Vá em Camada > Estilo de Camada > Sobreposição de Padrão. Selecione a marca que criamos e diminua a Opacidade de acordo com o seu gosto. Pressione OK. Na paleta deAções clique em Interromper execução/gravação. Nós acabamos de criar uma ação que insere marcas d’água em imagens.
Vá em Arquivo > Automatizar > Lote. No campo Ação selecione a ação que você acabou de criar. Mais abaixo clique no botão Escolher para selecionar a pasta que estão as imagens que precisam de marcas d’água. Um pouco mais abaixo existe outro botão Escolher. Clique nele e selecione a pasta onde deverão ser salvas as fotos com as marcas.
Pressione OK. O Photoshop irá inserir a marca e você deverá salvá-la. Ao abrir a janela Salvar como  o Photoshop já está na pasta de destino que você determinou anteriormente. Dê um nome para a imagem e escolha seu formato. Pressione Salvare vá até a pasta conferir o resultado. Faça o mesmo com todas as outras imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário