quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Resolva problemas de acentuação em seu site

Em alguns casos o uso de caracteres especiais e até mesmo acentos podem trazer problemas na EXIBIÇÃO de algumas páginas html, php, etc. Uma tag simples e rápida pode resolver todo o problema…


Os computadores trabalham com dígitos binários (bits). Desde que se inventou os computadores, foram utilizadas várias formas de transformar estes bits em caracteres.

Quando você salva seu arquivo em um computador ou programa que esteja configurado para utilizar uma codificação (forma de codificar em bits estes caracteres) e abre seu arquivo em um programa que use uma codificação diferente, em lugar de seus acentos, irão aparecer caracteres “esquisitos”.

O que você deve fazer para assegurar que o navegador irá interpretar os acentos da forma correta é colocar uma tag html para que o browser selecione a codificação correta:

O exemplo abaixo mostra como mostrar para seu navegador que você utilizou a codificação UTF-8, que é o novo padrão internacional (outros valores possíveis são ISO-8859-1, feito em Windows ocidental, ou MacRoman, para html feito em computadores Macintosh):

1 <meta http-equiv="Content-Type" content="text/xhtml; charset=UTF-8" />



Coloque o código acima entre as tags <head></head>.

Outra saída (se isto não funcionar), é utilizar o padrão de “escape” de caracteres especiais, as chamadas “entidades” do HTML (não se preocupe, não é nada sobrenatural). Por exemplo:


É = &Eacute;
ç = &ccedil;

Veja a lista completa aqui.

FONTE: http://blog.hospedandosites.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário