terça-feira, 26 de março de 2013

PROTEJA SEU PC SEMPRE

 Mantenha outros programas e plugins atualizados
Todos os softwares, mas principalmente aqueles que são usados na web como plugins, devem ser usados em suas versões mais recentes. Exemplos são o player de mídia usado (VLC, Media Player Classic, QuickTime), o Flash, o Reader (leitor de PDF), o já mencionado Java e o Silverlight (que é atualizado pelas atualizações do Windows também). Habilite todas as opções de atualização automática, quando houver, e instale tudo imediatamente. Selecione o menor prazo possível para a verificação de atualização, quando houver essa opção.

 Crie uma rotina de backup
Você nunca sabe quando seu disco rígido vai queimar, um problema vai impedir seu computador de ligar num final de semana em que um trabalho precisa ser impresso, ou um vírus grave vai exigir a reinstalação do sistema. Para agilizar as coisas, crie uma rotina de backup. Se você não tem condições de adquirir um HD externo, até os pen drives mais baratos tem condições de armazenar os arquivos mais importantes. Mas importante: mantenha as cópias dos arquivos sincronizadas. Ter seu arquivo apenas no HD ou apenas no pen drive não é backup!
Outra alternativa barata são os serviços gratuitos de armazenamento na web, como oDropbox. Mas não se esqueça que aí você tem mais uma p Preste atenção em links de e-mails, redes sociais e buscas na web
Toda vez que uma fraude nova circula na web, a notícia relembra: tome cuidado ao abrir anexos e clicar em links que chegam por e-mail. Mas também há os ataques que chegam por recados no Orkut e o spam em apps do Facebook que testam sua curiosidade – se um app deixar você muito curioso e exigir a instalação para que você “saiba” de algo, caia fora! E finalmente, existe o envenenamento de pesquisas na internet – ou seja, resultados falsos em páginas de resultados. Tome cuidado e atente para os avisos de páginas infectadas – eles normalmente estão corretos.  Use um antivírus e o VirusTotal
É uma coisa que a maioria das pessoas não esquece. Infelizmente, a preocupação com o antivírus é tanta que às vezes os outros passos, que são no mínimo de igual importância, são esquecidos. Não fique muito na dúvida sobre qual antivírus usar. E nem pense em usar dois antivírus – consulte o AV-Comparatives para testes. Se você tiver dúvida sobre um arquivo específico, envie para o VirusTotal.com. São atualmente 43 antivírus – bem mais do que você poderia ter em casa. É de graça. E leva só alguns minutos para a maioria dos arquivos executáveis, que não costumam ser muito grandes. Detalhe: entre no site do VirusTotal apenas pelo endereço “.com”.
Essas são apenas as dicas mais importantes. Muitas vezes é preciso tomar medidas específicas contra alguns ataques novos. Nesse caso, é preciso continuar acompanhando as notícias sobre segurança. Mas, segundo essas dicas, qualquer ataque terá menos chance de atingir o seu computador. Se tiver dúvidas, deixe na área de comentários. E até a próxima!

*Altieres Rohr é especialista em segurança de computadores e, nesta coluna, vai responder dúvidas, explicar conceitos e dar dicas e esclarecimentos sobre antivírus, firewalls, crimes virtuais, proteção de dados e outros. Ele criou e edita o Linha Defensiva, site e fórum de segurança que oferece um serviço gratuito de remoção de pragas digitais, entre outras atividades. Na coluna “Segurança digital”, o especialista também vai tirar dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários. Acompanhe também o Twitter da coluna, na páginaca, no fim das contas, é a mesma: desconfie muito antes de clicar em algo que “caiu” na sua mão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário