domingo, 1 de setembro de 2013

5 atitudes que ajudam na digestão




Hábitos simples durante e logo após as refeições são indispensáveis para que o nosso corpo faça uma boa digestão. Veja como cinco atitudes rotineiras podem facilitar a absorção dos nutrientes dos alimentos pelo nosso organismo e prevenir incômodos, mal-estar e aquela sensação de estômago muito cheio logo após as refeições:

1 – Mastigue bem os alimentos
Coma sem pressa, mastigue bem os alimentos e tire o máximo de prazer da sua refeição. Graças a correria da vida moderna, muitas vezes apenas engolimos a comida sem mastigar direito, dificultando a digestão e absorção dos nutrientes dos alimentos das refeições. A nutricionista Roberta Stella destaca que o resultado dessa agitação são gases em excesso e abdômen inchado. E seu corpo acabará gastando mais energia para fazer a digestão e você certamente ficará com mais sono e cansaço após as refeições.

2 – Coma tranquilo
A hora da refeição deve ser a mais tranquila possível. Evite qualquer tipo de discussões, brigas e també não leve trabalho para a mesa. “As preocupações podem tornar qualquer prato indigesto, até o mais saudável, pois o estado emocional afeta as secreções gástricas indispensáveis à boa digestão”, afirmam a médica Leninha Valério do Nascimento e a jornalista Áurea Pessoa no livro Beleza – Desafios da Ciência e da Tecnologia. Elas destacam, ainda, que não são apenas os aborrecimentos que atrapalham a digestão. Uma forte emoção boa tem o mesmo efeito.

3 – Evite beber líquidos durante as refeições
Eles, os líquidos, deixam o estômago em dez minutos, levando junto com eles os sucos digestivos. A situação piora se a bebida for quente, pois o calor irá enfraquecer os tecidos do estômago. Outra desvantagem é que a saliva possui enzimas que atuam na quebra molecular dos alimentos, e os líquidos atrapalham esse processo. Ao se misturarem à saliva eles a deixam “frágil”. Isso significa que o estômago terá mais trabalho e o organismo gastará mais energia para digerir os alimentos. O ideal é tomar uma hora antes das refeições ou uma hora depois.

4 – Tome chá após a refeição
Você acabou de comer? Pois um chá é uma ótima pedida para finalizar. Roberta diz que ele ajuda a livrar da sensação de inchaço logo depois da refeição. “Quente, a bebida ajuda a dissolver as gorduras e diminui a formação de gases intestinais”, afirma.

5 – Evite o esforço físico e também o relaxamento
Ao sair da mesa, depois da refeição, descanse um pouco, mas não durma. Logo após as refeições é bom evitar atividades físicas intensas e, no outro extremo, dormir. “O sono depois da refeição faz com que o metabolismo do corpo diminua. Os exercícios físicos também não são bons porque reduzem a quantidade de sangue disponível para digerir os alimentos. Das duas formas, a comida fica mais tempo retida no organismo, que produz toxinas geradoras do mal-estar”, ensina a nutricionista.

Fonte: Site Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário