sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Origem dos nomes de bandas de Rock Parte 1



Fique por dentro da ORIGEM do nome das banda de rock.

1000 Homo Dj’s – Al Jourgeson e alguns amigos estavam ouvindo um remix não autorizado dos Revolting Cocks. Jim Nash, da Wax Trax Records afirmou então que os únicos que se interessariam pelo remix seriam 1.000 DJ’s homossexuais.

10000 Maniacs – Inspirado no filme de terror “2000 Maniacs”.

10CC – A ejaculação média de um homem é de 9cc. Possivelmente os membros desta banda se acham um pouco mais machos do que a média. Antes eles eram chamados de Hotlegs e chegaram a gravar um compacto para a Apple Records, possivelmente com um terceiro nome.

24-7 Spys – A rapaziada estava à procura (espionando) por sexo 24 horas por dia, 7 dias da semana.

311 – Este é o código policial para atentado ao pudor. A policia havia prendido um membro da banda por nadar nu em local público quando tinha 16 anos. Ele foi levado algemado para casa ainda nu. Os demais membros da banda acharam a história hilária e a banda ganhou seu nome.

60 Ft. Dolls – O trio biritava e conversava com um amigo em comum que colecionava brinquedos da década de sessenta. O vocalista mais tarde, sonhou com um alienígena que lhe disse para batizar sua banda com esse nome tão peculiar (Bonecas de 60 pés de altura).

7 Year Bitch – Brincadeira com o nome do filme “The 7 Year Itch”.

764-Hero – Placas nas estradas de Seattle instruiam o povo a delatar quem jogasse lixo nas ruas através do numero 764-HERO (ou seja 4976).

808 State – O nome homenageia a bateria eletrônica Roland TR 808.

88 Fingers Louie – Nome de um ladrão de pianos que vende um “Stoneway” legitimo para Fred em um dos episódios dos Flintstones.

A Certain Ratio – Uma frase tirado da uma música de Brian Eno.

A&M Records – As iniciais dos donos (Herb) Alpert e (Jerry) Moss.

Abba – Formado pelas letras iniciais dos nomes dos quatro integrantes do grupo. Agneta Faltskog, Bjorn Ulvaeus, Benny Anderson e Anni-Frid Lyngstad. A palavra em si quer dizer Papai (ou paizinho) em hebraico.



AC/DC – A irmã de Angus e Malcolm Young, Margaret, criou o nome. Aparentemente ela achou a sigla em um eletrodoméstico, e achou que casava bem com a banda, visto que tinha a ver com eletricidade (AC/DC é um indicativo de corrente contínua e alternada). Depois descobriram que era também uma gíria que designava bissexuais mas já era tarde. São infundadas as versões de que o nome seria uma sigla para Anti-Christ/Dead-Christ (anticristo, cristo morto).

Aerosmith – O nome Aerosmith não significa absolutamente nada. Foi proposto por Joey Kramer e segundo Steven Tyler foi o único nome entre vários propostos que ninguém odiou.

Afghan Whigs – Segundo Greg Dulli Rick McCollum, o nome foi roubado de um grupo branco de motoqueiros muçulmanos pacifistas da década de 60. Possivelmente trata-se de apenas uma brincadeira.

Agent Orange – Eles são de Orange County, Califórnia. Agente Orange (agente laranja) é um desfolhante químico a base de dióxido muito usado durante a guerra do Vietnã.

Air Supply – Graham Russell sonhou que viu um letreiro luminoso de um teatro com esse nome cerca de cinco anos antes de a banda assinar seu primeiro contrato.

Alan’s Fear – Essa banda de Arizona queria que o amigo Alan, tocasse a bateria. Mas Alan tinha medo de punk.

Alice Cooper – Foi o nome da banda montada pelo vocalista Vincent Damon Furnier, que tomou o nome para si após a dissolução desta. O nome, segundo Vincent, foi inspirado por um espírito através de uma tábua de ouija (uma ferramenta para comunicação com os mortos semelhante ao “jogo-do-copo” difundido no Brasil). Alice Cooper teria sido uma feiticeira e uma das vidas passadas do vocalista.

Alice In Chains – Paródia masoquista de Alice no País das Maravilhas. A idéia inicial (que nunca chegou a acontecer) era de tocarem covers de Slayer usando vestidos.

Alien Ant Farm – Segundo o guitarrista Terry Corso: “Um dia eu imaginei como seria legal se um bando de alienígenas tivesse criado o planeta só para ficar nos observando, como uma fazenda de formigas (ant farm), e achei a idéia legal.”

Alter Bridge – A banda é de Detroit, cidade natal de Mark Tremonti. Alter Bridge é uma ponte que divide a cidade em dois; de um lado moram os ricos e bonitinhos e do outro lado os pobres e feios, por isso a capa do CD, de um lado claro e do outro lado sombrio. (Michel Barbosa)

Amboy Dukes – Nome de um livro escrito por Irving Shulman sobre uma gang de rua de 1942 no Brooklyn. Ted Nugent pertencia à banda antes de fazer carreira solo.

Android Sisters – Paródia das Andrews Sisters, grupo vocal careta.

Angra – O nome foi escolhido por duas razões: por ser um nome tipicamente brasileiro (dado à “Deusa do Fogo”) e por parecer o adjetivo “Angry” (em inglês, raivoso).

Animals – Eric Burdon: “Nós eramos como uma gangue, e havia um cara no grupo chamado Animal Hogg, e ele era um ‘animal’ entre os combatentes do Vietnã. Percebemos que seria um ótimo nome pra uma banda”.

Anthrax – É o nome de um microorganismo desenvolvido para guerra bacteriológica. Ficou famoso após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, quando a banda chegou a cogitar mudar de nome.

Antietam – Nome de uma batalha durante a guerra civil americana.

Arhoolie – Hoolie é gíria para “field hollar”, trabalhadores e suas canções de trabalho cantadas nos campos. A banda pertence à Archival Records de onde saiu o “AR” antes do nome.

Army Of God – “O Exercito de Deus” é o nome de um grupo militante contra aborto que são suspeitos de seqüestro e de plantarem bombas pela cidade de Atlanta. A banda usa imagens satânicas, chupam sangue uns dos outros no palco e basicamente gostam de chocar o público.

Art Of Noise – Nome de manifesto escrito pelo Italiano Luigi Russolo em 1913. Russolo inventou a máquina de fazer barulho, escreveu partituras para ela e gravou sons ambientais.

Aswad – Palavra Árabe que significa preto.

Audioslave – Primeiro, a banda foi batizada Civilian. Mas acontece que já existia uma banda de nome Civilian, e foi preciso procurar outro nome. Chris Cornell (vocalista) sugeriu Audioslave e ninguém na banda ousou discordar. Só que também já existia um Audioslave. Desta vez, a banda resolveu entrar em acordo com a banda homônima para continuar sendo Audioslave. (Colaborou: Leonardo Apolinário)

Autoramas – O nome bastante sonoro denominava um brinquedo com carrinhos de corrida da década de 80.

B. B. King – Abreviatura para “Blues Boy King”.

B52 – Nome de um penteado em formato de torre que por sua vez recebia o mesmo nome de um avião de bombardeio.



Baader Meinhof – É o nome de um grupo terrorista alemão dos anos 70.

Babes In Toyland – Nome de filme estrelado por Laurel & Hardy (O Gordo e o Magro) em 1934.

Bachman-Turner Overdrive – Nome de família dos membros da banda, Randy, Robby e Tim Bachman, Fred Turner e mais uma homenagem à revista de caminhoneiros Overdrive. O nome original da banda era Brave Belt.

Bad Company – O nome foi baseado em um filme de 1972 estrelado por Jeff Bridges.

Bad English – Vem do jogo de pool (variação de sinuca utilizando quinze bolas). Colocar “english” na bola é faze-la girar sobre si, para ganhar certo efeito. Eles não eram bons nesta manobra.

Badfinger – Vem de Bad Finger Boogie, nome inicial para a canção “A Little Help From My Friends” dos Beatles. Eles se chamavam the Iveys quando a Apple Records os contratou e gravaram um Lp, “Maybe Tomorrow”, além de dois compactos com esse nome. A maioria do material deste LP foi reeditado como parte do disco de estréia, já como Badfinger, em “Magic Christian”, trilha sonora do filme homônimo.

Bananarama – Junção dos nomes de um programa infantil dos anos 60, “The Banana Splits”, com a música “Pyjamarama”, do Roxy Music.

Band Of Susans – Parodia para Band of Gypsies. Três membros se chamam Susan.

Bangles – Bangles é um ornamento para ser usado em braceletes ou tornozeleiras. Eles queriam se chamar de The Bang porem já existia uma banda com esse nome. Antes ainda se chamaram Supersonic Bangs, nome tirado de um um estilo de cabelo da década de 60.

Bare Naked Ladies – Enquanto entediados aguardando um concerto do Bob Dylan, alguém da banda imaginou um garoto vendo uma mulher nua pela primeira vez. Gostaram do nome por este oferecer a idéia de sexualidade e inocência além de chamar a atenção.

Bauhaus – Nome de escola de arquitetura e estilo de desenho gráfico originada de 1919. A banda chegou a se chamar Bauhaus 1919.

Bay City Rollers – Eles pegaram um mapa e cravaram uma tachinha cegamente. A tacha marcou a cidade de Bay City em Michigan.

Beastie Boys – Beastie quer dizer animalesco. Porém o nome dessa banda é na verdade um acrônimo para “Boys Entering Anarchistic States Toward Internal Excellence” (Rapazes Entrando em um Estado Anárquico Visando a Excelência Interna).

Nenhum comentário:

Postar um comentário