sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Porque o Planeta Marte é vermelho?



A razão da ferrugem ser vermelhada, também é a mesma razão que dá a cor vermelha ao planeta Marte. A superfície e as rochas marcianas, cobertas de óxido de ferro (ou hematita ou ferrugem) e outros compostos, como o enxofre e o cloro, fazem com que Marte seja avermelhado. A erosão do vento fez com que detritos fossem espalhados pela superfície marciana, fazendo com que quase todo o planeta pareça uma gigante bola vermelha.



Os aparentes canais na superfície deste planeta reforçam a ideia que esta poeira vermelha pode ter sido espalhada por água.

As poeiras, constituídas por ferro, ao entrarem em contacto com o oxigénio vão resultar em óxido de ferro, ou ferrugem, de cor avermelhada, passando esta depois para a atmosfera, através de tempestades que ajudam a espalhar a poeira e a dar também à atmosfera a cor da ferrugem.

Toda esta camada vermelha presente no planeta Marte, que vai desde alguns milímetros até dois metros de profundidade, está por cima de lava endurecida, composta por basalto e outros materiais. As elevadas concentrações de ferro sobre o basalto fazem também com que Marte seja um planeta vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário